top of page
logo evolução engenharia

Estruturas com Concreto Reforçado com Fibras minimizando o impacto da escassez de mão de obra

  • Foto do escritor: Marco Carnio
    Marco Carnio
  • 28 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de nov. de 2024

A escassez de mão de obra qualificada na construção civil é um desafio global, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Este problema afeta diretamente a capacidade do setor de atender à demanda por infraestrutura e habitação, impactando o crescimento econômico.


Estudos indicam que cerca de 70% das empresas do setor no Brasil enfrentam dificuldades para contratar profissionais qualificados, com áreas como pedreiros e carpinteiros sendo as mais afetadas. A falta de investimento em capacitação profissional, a desvalorização dos trabalhadores e a ausência de incentivos para jovens são fatores contribuintes para essa situação. Além disso, a migração de profissionais qualificados para outros setores em busca de melhores salários e condições de trabalho agrava o problema.



Para superar esses desafios, é necessário um investimento significativo em treinamento e educação, valorizar os profissionais da construção civil, oferecendo salários justos, benefícios e condições de trabalho seguras, o que pode ajudar a reter talentos e atrair novos trabalhadores.


Em especial também existe a adoção de novas tecnologias e a industrialização dos processos também podem ser soluções viáveis para aumentar a eficiência e atrair uma força de trabalho mais jovem e tecnologicamente apta.


É neste contexto que o Concreto Reforçado com Fibras se encaixa, uma vez que essa tecnologia visa minimizar os trabalhos de armação com barras de aço, necessitando menos profissionais para execução das estruturas, podendo gerar redução de prazos e custos.


Essas medidas não só ajudariam a preencher as lacunas de mão de obra, mas também melhorariam a qualidade, os prazos e os custos dos projetos de construção civil.


Consulte a equipe técnica da Evolução Engenharia e entenda como o Concreto Reforçado com Fibras pode ser parte da solução deste problema.



 
 
bottom of page